quinta-feira, 10 de junho de 2010

Inscrições para o Enem 2010 vão de 21 de junho a 9 de julho

O presidente do Inep, Joaquim José Soares Neto, anunciou que as inscrições para o Enem 2010 começam no dia 21 de junho, e seguem até 9 de julho. O anúncio foi feito durante entrevista concedida ao lado da secretária de educação superior do Ministério da Educação, Maria Paula Dallari Bucci. As provas serão aplicadas nos dias 6 e 7 de novembro.
Para quem fez o Enem em 2009, começa dia 10, e segue até 14 de junho o período de inscrições para a segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que selecionará os candidatos às vagas nos institutos federais e universidades federais e estaduais que aderiram ao sistema para a oferta de vagas para o segundo semestre de 2010.
O exame continuará com 180 questões de múltipla escolha e uma redação. A novidade para a edição deste ano é a inclusão de língua estrangeira. No momento da inscrição, o aluno deverá escolher entre o inglês e o espanhol.
No primeiro dia do Enem (sábado, 6 de novembro), as provas serão de ciências da natureza e humanas, cada uma com 45 questões. No domingo, os candidatos serão avaliados em matemática e linguagens, cada uma com 45 questões, e também terão de fazer uma redação. No primeiro dia, o exame começará às 13h e acabará às 17h30m. No segundo, os estudantes terão uma hora a mais e a prova terminará às 18h30m.
Será cobrada a mesma taxa de inscrição das edições passadas, R$ 35. Os alunos de escolas públicas são isentos. Como nos anos anteriores, as provas também serão aplicadas nos presídios, em datas diferentes. Os detalhes serão publicados em uma portaria na próxima semana.


quarta-feira, 9 de junho de 2010

I Seminário Local Conexões de Saberes UFSM - 2010

Na segunda-feira, 07 de junho foi realizado o Primeiro Seminário Local do Programa Conexões de Saberes na UFSM. O evento, realizado no Auditório Pérsio Reis (Centro de Tecnologia - UFSM) reuniu os bolsistas do Programa, os coordenadores dos laboratórios envolvidos, além de representantes das escolas parceiras e da CUÍCA.


Na ocasião, foi recebida a representante do Departamento de Educação e Desenvolvimento Social da UFRGS, órgão que desenvolve o Programa Conexões de Saberes na UFRGS, Rita de Cássia dos Santos Camisolão, que expôs o Programa desenvolvido na UFRGS e respondeu aos questionamentos propostos pelos participantes do Conexões de Saberes na UFSM.

Os Labortórios foram convidados a apresentarem suas propostas de trabalho e os representantes das escolas parceiras também foram ouvidos.











PVP Alternativa no Programa Conexões de Saberes - UFSM

No mês de maio a equipe de educadores do Pré-Vestibular Popular Alternativa que desenvolve atividades pelo Programa Conexões de Saberes realizou intervenções nas escolas Edna May Cardoso (25/05) e Julio do Canto (28/05).

O Programa Conexões de Saberes: Diálogos entre a Universidade e as Comunidades Populares é um programa da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação, no âmbito da UFSM, via Pró-reitoria de Extensão. O “Conexões” objetiva promover ações de formação acadêmica de estudantes extensionistas da Universidade, trabalhar com qualificação e aperfeiçoamento de professores e alunos das escolas parceiras, estabelecer relação dialógica entre acadêmicos egressos das camadas populares e a conexão entre os saberes eruditos e populares e gerar produtos pedagógicos de interesse da comunidade parceira.

O trabalho desenvolvido pelo grupo de estudantes que representa o Pré-Vestibular Popular Alternativa é composto por atividades relacionadas à cidadania com estudantes da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Além do Pré-Vestibular Popular Alternativa, outros órgãos integram o Programa, mediante subprojetos: o Laboratório de Educação Musical - LEM, o Laboratório Corpus, Associação Cuíca e Núcleo de Estudos do Patrimônio e Memória (NEP).

domingo, 6 de junho de 2010

Canción para el mundial - Shakira Waka Waka Esto es África

Waka Waka (Esto Es África)
ShakiraS. Mebarak Idioma original:
ESP

Llegó el momento, caen las murallas

Va a comenzar la unica justa de la batallas
No duele el golpe, no existe el miedo
Quitate el polvo, ponte de pie y vuelves al ruedo
Y la presión que sientes
Espera en ti, tu gente!
Ahora vamos por todo y te acompaña la suerte
Samina mina sam Zangaléwa
Porque esto es África
Samina mina ¡eh! ¡eh!
Waka Waka ¡eh! ¡eh!
Samina mina sam
Zangaléwa
Porque esto es África
Oye tu diosy no estarás solo
llegas aqui para brillarlo tienes todo
la hora se acerca es el momento
Vas a ganar cada batalla
ya lo presiento
Y que empezar de cero para
tocar el cielo
Ahora vamos por todos
Y todos vamos por ellos
Samina mina sam Zangaléwa
Porque esto es África