segunda-feira, 14 de maio de 2012

Grenal: Agora é Guerra


No dia 2 de maio foi realizada, no Auditório do CCSH – UFSM, a Primeira Atividade Paralela do PVPA em 2012, o projeto intitulado “Grenal: Agora é Guerra”. Uma abordagem sobre os principais conflitos mundiais que já ocorreram como além de conflitos que ainda perduram causando dor e morte aos países atingidos.
A atividade, organizada e desenvolvida pela equipe de Geografia, contou com a participação de dois professores da equipe de História (André Bertuzzi e Felipe Pereira).
O clássico Gre-Nal serviu de temática base, por se tratar de um conflito que acontece em nosso estado e, portanto, fazer parte do universo do público presente, embora não seja nem ao menos parecido com os conflitos abordados, pois os conflitos tratados eram guerras que geram tragédias e mortes pelo mundo.
Para que todos os alunos entrassem no clima de conflito durante o período inicial, foram expostos vídeos dos dois times, o que, pela manifestação dos alunos durante esse período, foi de grande valia, juntamente a isso, foram distribuímos balões nas cores dos times a fim de decorar o espaço e para ambientar da melhor forma a temática base.

Os conflitos previamente estabelecidos foram apresentados em uma sequência que respeitou o tempo de 25 minutos para cada professor apresentar, com o auxílio do power point, dois conflitos: Tunísia e Líbia, Síria e Afeganistão, Egito e Sudão do Norte/Sul, Irã e Iraque, Continente Europeu e Americano, por fim, Chifre da África e Israel/Palestina. O último conflito não foi apresentado em função do tempo.
Ao término da atividade ocorreu o coffe-break oferecido e organizado pelos professores proponentes das atividades da noite.
Os temas tratados, contemporâneos e tão presentes na mídia, possivelmente estejam presentes em qualquer prova seletiva, o que confirma a relevância da atividade realizada, pois foi proporcionado aos presentes um conhecimento maior sobre os temas que, embora seja amplamente divulgado, nem sempre é de fácil compreensão.
Em suma, os objetivos da atividade foram atingidos, pois a proposta de se promover algo divertido, fora do contexto diário de sala de aula, em que os participantes, estudantes e educadores, sentissem prazer de assistir participar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

...::: SOLTA O VERBO, VIVENTE! :::...