domingo, 23 de setembro de 2012

“Ninguém tem tanto que não possa receber ou tão pouco que não possa doar”


A máxima da sabedoria popular foi comprovada na tarde do dia 06 de setembro de 2012 durante a entrega dos 80 litros de leite arrecadados durante a 2ª Gincana cultural do Pré-Vestibular Popular Alternativa.

A gincana, realizada com os participantes do projeto em 2012, e voltada à integração dos educandos e educadores propunha também a revisão dos conteúdos de uma forma descontraída. 

Entre as provas estava a arrecadação de donativos (leite) e o montante arrecadado foi destinado à Escolinha e Creche Comunitária Criança Feliz (Rua ABS, 153, Vila Lorenzi, bairro Bom Jesus). O local atende crianças acima de 2 anos a 6 anos e de baixa renda.

Representantes do PVPA na entrega da doação
O Pré-Vestibular popular Alternativa é um Projeto de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria e oferece a estudantes sem condições de pagar um curso pré-vestibular convencional, a preparação para o ingresso no ensino superior e/ou técnico. 


Estudantes da turma 3 - Aula de Português
Entretanto, as atividades desenvolvidas pelos quase oitenta educadores voluntários participantes do projeto em 2012 não se limitam às aulas com conteúdos cobrados nos concursos, exemplo disso é a própria gincana, planejada pelos educadores e na qual competiram os estudantes do projeto em 2012. 



Na gincana de 2012 foram três as equipes: Bagualaço, Os vingadores e Desunidos da última hora, equipe formada na véspera e que contou com integrantes de diferentes turmas, mostrando que o mais importante era participar de alguma forma do evento.


Bagualaço

Vingadores

Desunidos



Além da Gincana e das aulas regulares o PVPA desenvolveu este ano aulas temáticas, como a atividade HQs e História, realizada no dia 24 de agosto com os estudantes das turmas 3 e 4, o Geocinema, promovido pela equipe de Geografia. 


Jéssica, João Davi, André e Felipe Pereira na atividade HQ's e HST

Em 2012, os estudantes e educadores do Pré-Vestibular Popular Alternativa tem a oportunidade de participar das atividades do Programa Conexões de Saberes - diálogos entre a Universidade e as Comunidades Populares. 

A primeira atividade desenvolvida no PVPA dentro do Conexões de Saberes 2012 foi uma palestra com o Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Estudantis, Professor Ubiratan Tupinambá da Costa. 



Atividade PRAE - Conexões de Saberes

No dia 14 de setembro foi realizada uma roda de conversa com o tema Educação, também parte das atividades do Programa Conexões de Saberes.




Dentro da programação prevista para 2012 ainda há muita coisa para acontecer! Os estudantes do projeto ainda participarão do Literaturalternativa - Sarau Literário 5ª Edição, a festa do cursinho, organizada pelos estudantes, o Pré-Enem, e do Simulado anual, previstos para outubro.

E a comunidade de Santa Maria e Região pode aguardar a já tradicional participação dos educadores do Alternativa na cobertura do Vestibular na Rádio Universidade.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

...::: SOLTA O VERBO, VIVENTE! :::...