sábado, 7 de novembro de 2009

10 anos do Pré-Vestibular Popular Alternativa

“Sarau (do latim seranus, através do galego serao) é um evento cultural ou musical onde as pessoas se encontram para se expressarem ou se manifestarem artisticamente. Um sarau pode envolver dança, poesia, leitura de livros, música acústica e também outras formas de arte como pintura e teatro.Evento bastante comum no século XIX...” (adaptado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Sarau acesso em 05/11/09)
No Pré-Vestibular Popular Alternativa a “versão” de “sarau” recebeu a denominação de literaturalternativa, por ter sido proposto em sua primeira edição (2008) pela Equipe de Literatura (ELA08).
Em 2009, ano em que o Projeto celebra uma década de atividades, será realizada a segunda edição do evento, que ganhou espaço no calendário do PVPA e conta com a participação das demais equipes além dos estudantes.
O evento ocorre na sexta-feira 20/11 no DCE, a partir das 20:00 e é parte das atividades realizadas em comemoração ao décimo ano do Projeto. Após o literaturalternativaII, será realizada uma festa: Linguaço – “o primeiro linguaço a gente nunca esquece”, também no DCE, organizada pela equipe de Português, para a qual foram convidados os atuais membros do PVPA e ex participantes.
A comemoração dos 10 anos do Alternativa inclui, ainda, uma atividade temática envolvendo as disciplinas de Biologia e Filosofia denominada Evolução, que ocorrerá no dia 19/11 (quinta-feira) no auditório CCSH/ Antiga Reitoria, às 19:30.
O Pré-Vestibular Popular Alternativa é um Projeto de Extensão da UFSM e oferece preparação para o vestibular à população santa-mariense desprovida de condições financeiras de custear um curso Pré-vestibular particular. As atividades são desenvolvidas no Prédio de Apoio da UFSM (antigo Hospital Universitário) e as aulas são ministradas por acadêmicos da UFSM e de outras IES da cidade que trabalham voluntariamente. As aulas dos conteúdos cobrados pelo vestibular são complementadas com monitorias, oficinas, atividades interdisciplinares e projetos desenvolvidos pelos professores.
Nesses dez anos de atuação o trabalho desempenhado pelo PVP Alternativa além aumentar as condições de disputa por uma vaga no ensino superior de estudantes carentes, contribuiu na formação de muitos profissionais formados pela UFSM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

...::: SOLTA O VERBO, VIVENTE! :::...