sexta-feira, 20 de novembro de 2009

10 anos do Pré-Vestibular Popular Alternativa



O Pré Vestibular Popular Alternativa é um Projeto de Extensão da UFSM que visa o acesso consciente ao ensino superior.
É destinado a pessoas comprovadamente carentes, não tem fins lucrativos e é totalmente gratuito.
Tem como princípios o desenvolvimento educacional, a inclusão social, o acesso ao ensino superior gratuito e de qualidade.
O Alternativa visa promover a interação entre comunidade acadêmica e a comunidade local, tornando possível, através de atividades extracurriculares, o crescimento de futuros professores e futuros universitários, resultando na formação de agentes sensibilizados para os problemas da educação em nossa sociedade.
As atividades desenvolvidas pelo Projeto são realizadas através do trabalho voluntário de estudantes de graduação e pós-graduação da UFSM e de outras IES de Santa Maria, que além das aulas promovem atividades complementares, como simulados, oficinas, exibição de filmes, sarau, tendo contato com o contexto educacional ainda durante sua formação.
Ao comemorarmos os dez anos do PVPA propomos a reflexão em torno da relevância social do Projeto após uma década. O Alternativa só existe por que o acesso ao Ensino Superior no Brasil ainda tem caráter elitista, uma vez que beneficia menos de 15% da juventude, em detrimento de uma maioria que não possui a alternativa de ingressar no ensino superior, especialmente numa universidade pública como é o caso da UFSM.
Nesses dez anos de atuação o trabalho desempenhado pelo PVP Alternativa além aumentar as condições de disputa por uma vaga no ensino superior de estudantes carentes, contribuiu na formação de muitos profissionais formados pela UFSM.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

...::: SOLTA O VERBO, VIVENTE! :::...